Bentô 14: Arroz, shitake, salada de folhas e legumes

Este é um bentô sem carne. O que vocês podem ver ao lado das ervilhas é shitake refogadinho. O shitake é muito saboroso e bastante nutritivo. Gosto de usar como substituto da carne nos meus bentôs, e também em molho de tomate, com uma massa.

É possível encontrar shitake fresco por aí, mas normalmente em compro ele desidratado e deixo no armário para emergências. Antes de usar, precisa deixar hidratando em uma tigela por algumas hora. Então é o tipo de coisa que precisa programar pelo menos um dia antes.

Porém, atenção: não coma shitake cru! Ele possui uma substância chamada Lentinano que é associada ao fortalecimento do sistema imunológico e eficaz até no combate ao câncer… mas cerca de 10% das pessoas que a consomem podem desenvolver uma dermatite aguda maluca. O lentinano se degrada completamente com o cozimento, então, é só cozinhar bem o shitake depois de hidratá-lo que ninguém corre o risco de ser premiado. No meu caso, hidratei, depois cozinhei no vapor, e só aí fui preparar.

Fonte: Wikipedia
Leia também essa matéria do NY Times.

Shitake: Preparado da mesma forma que o shimeji do bentô 10.

Ervilhas: Direto do freezer para o bentô.

Arroz: Gohan, arroz japonês sem tempero, com furikake de chá verde (feito em casa – receita em breve!)

Salada: escarola crua picada; abobrinha e cenoura cozidas e temperadas com limão, mostarda e mel.

Salada de folhas cruas tem que ir sem tempero, senão na hora do almoço elas vão estar totalmente murchas. Porém, OH! HÁ UMA MANEIRA!!

Em um pote vertical, coloquei a salada de legumes bem temperadinha. Por cima, as folhas cruas, lavadas e secas. Como não estavam imersas no tempero, as folhas se mantiveram inteirinhas, e na hora de comer, foi só chacoalhar bem o pote para misturar. Quase um Mc Salad Shaker.

Ainda vou testar pra ver se funciona com alface, que é mais sensível que a escarola… Mas esse princípio do shaker parece bem interessante para aquelas saladas caprichadas que servem como refeições completas! Pretendo fazer uns testes e postar sugestões por aqui, para o verãozão.

10 thoughts on “Bentô 14: Arroz, shitake, salada de folhas e legumes

  1. Adorei a ideia do “shaker”. O meu problema com as folhas foi resolvido usando a alface americana, que é bem mais resistente que as versões crespa e lisa. Ela se mantém crocante até a hora de comer. Tempero com azeite, shoyu e vinagre e fica maravilhoso. Adorei a dica do shiitake. O.O Não sabia! Também uso a versão desidratada.

    Espero por mais posts e vê se não some de novo!

  2. Acho muito legal seu blog e suas receitas, to começando a fazer bentôs também e achei o blog muito útil ^^. Quando sai post novo?

    • Tá meio aos trancos e barrancos, mas pretendo voltar a atualizar com frequência. Obrigada pela paciência!

  3. Olá! Bem, vou começar a levar bentô para a faculdade por não vir em casa para almoçar e por economia também. No caso eu faço o almoço a noite e saio pela manha. Gostaria de saber se você prepara o bentô pela manhã ou a noite e caso seja preparado a noite ele pode ir para geladeira a noite e pela manha ficar na temperatura ambiente até o almoço? Outra coisa, devo ter uma vasilha especial para colocar os alimentos, tipo uma térmica? Que alimentos você não indica que eu coloque no meu bentô? Rs, desculpe por tantas perguntas mas é porque eu não conhecia e estou conhecendo agora. Muito obrigada pela atenção.

    • Oi, Jéssica! Suas dúvidas são muito pertinentes; ninguém quer correr o risco de passar mal ou ter que jogar fora a comida, né? Vou fazer um post sobre conservação em breve, com algumas sugestões, inclusive. Aguente aí! Obrigada!

  4. Oi! Gostaria de saber como você faz para conservar os bentos até a hora de comer, ainda mais na época de verão por aqui. O que fazer quando não se conta com uma geladeira?
    (ps.: parabéns pelo site!)

    • Oi, Mariana! Esse é um assunto delicado, mesmo. Existe uma série de técnicas que se usam tradicionalmente no Japão pra manter a comida do bentô segura até a hora do consumo… Vou fazer um post sobre isso em breve! Obrigada!

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