Bentô 1: Omelete com pimentão, abóbora frita

Este primeiro bentô é bem simples: arroz, tamagoyaki (omelete) com pimentão, legumes no vapor e verduras refogadas.

Como o arroz estava temperado, fui bem simples nos outros elementos: apenas sal, um pouco de shoyu para o repolho e vinagre para a vagem. Os próprios alimentos se encarregaram dos sabores, e a estrela é a abóbora, salgada e levemente tostada por fora, docinha e macia por dentro.

bento1

Arroz: branco, comum, temperado. (Em breve, instruções sobre arroz japonês.)

Tamagoyaki: apenas ovo, sal e pimentão, feito na frigideira com óleo de canola. Veja como preparar o tamagoyaki básico.

Vagem manteiga: cozida no vapor e temperada só com vinagre (no caso, de maçã).

Abóbora frita: do tipo cabotia, que é mais sequinha. Cozida no vapor, em seguida frita com só um pouquinho de óleo (no caso, de canola), e no fim, temperada com sal.
Pode cozinhar na água, também, com um pouco de sal; nesse caso, cuidado para não passar do ponto e virar purê. Escorra antes de fritar. Se quiser economizar calorias, empacote sem fritar, só cozida com sal e pimenta.

Repolho refogado com tomate: Primeiro deixei “refogando” na frigideira com água. Quando estava quase seco, coloquei mais um pouco de água e shoyu, e esperei diminuir a água outra vez. Pode colocar um pouquinho de óleo de gergelim no final, para dar sabor (nesse caso, não coloquei).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>