Bentô 6: Arroz, feijão, omelete e cenoura

O destaque do bentô, na minha opinião, foram as cenouras! Só de lembrar já me deu água na boca… Complementei com salada de alface e sementes de linhaça, em um potinho separado.

Arroz: Normal, cozido com cebola e sal.

Feijão preto: Cozido na véspera apenas com sal e louro. Às vezes congelo porções de feijão cozido, e tempero na hora de comer (fica bem melhor do que congelar temperado). Refoguei alho e cebola na hora, acrescentei uma porção de feijão, temperei com sal e pimenta do reino.

Omelete: Comum, com sal e peixe bonito em flocos, pra dar um gostinho.

Cenoura: A forma mais prática de preparar cenouras (e outros vegetais cozidos) rapidinho de manhã é colocar em uma frigideira com água e deixar fervendo enquanto faz outras coisas. Foi o que fiz com esta.
Quando a água estava quase secando, coloquei salsinha picada e mexi. Em seguida, desliguei o fogo, acrescentei uma colher de margarina sem sal, mexi, e pronto. Ficaram al dente e docinhas sem necessidade de nenhum outro tempero.

2 thoughts on “Bentô 6: Arroz, feijão, omelete e cenoura

  1. Boa tarde, Bea.
    O bentô em questão parece ser muito apetitoso. Porém, tenho uma dúvida: você guardou os alimentos no bentô ainda quentes? Eu li que não é aconselhável fazer isso, então, estou na dúvida.
    Mais ainda, o feijão foi ingerido frio? Não sei se fica muito apetitoso…
    Por favor, se puder esclarecer minhas dúvidas, ficarei muito grata.
    Parabéns pelo site. Estou gostando muito do conteúdo.
    Att,
    Andréia

    • Oi, Andréia! Obrigada pela visita e os elogios.

      É recomendado sempre esperar a comida esfriar antes de empacotar o bentô. Isso porque se estiver muito quente, ao fechar a comida abafa muito, e o risco de estragar/azedar aumenta.

      Eu costumo comer meus bentôs em temperatura ambiente; dependendo do tipo de alimento, até esquento um pouco no microondas. O deste post, por exemplo, nem me preocupei em esquentar. Além de uma questão de hábito – eu realmente não me incomodo -, depende de como você preparar o alimento. Esse feijão, por exemplo, não está cozido demais, está com os grãos firmes, e foi bem temperadinho. Comida pouco temperada ou muito molenga já não fica lá essas coisas.

      Também não dá para tirar direto da geladeira e comer; em temperatura ambiente é uma coisa, gelado é outra história!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>