Escolha sua bentô box

Uma das questões que mais me fazem em relação ao bentôs é onde comprar os potes. Tem alguns links aí pelo blog pra quem quiser comprar, mas na verdade não é necessário ter bentô boxes bonitinhas nem especialmente feitas para este fim para começar a fazer bentô. Dá para comprar potes baratos e perfeitamente adequados para bentô em qualquer supermercado.

Bentô do ano passado em um pote básico.

Como saber qual tamanho é ideal para você?

Minha melhor sugestão seria olhômetro + tentativa e erro.

Segundo a Maki do blog Just Bento, uma referência para escolher o tamanho do seu bentô é considerar a quantidade de calorias que você pretende consumir na refeição e transpor essa medida para mililitros. Por exemplo, se eu seguir uma dieta de 2000 calorias, e consumir por volta de 550 calorias no almoço, minha bentô box deve ter capacidade entre 500 e 600ml (a Iro Iro Argyle Bento Box, que é a que eu mais uso, tem mais ou menos isso).

Esse é um critério relativo, já que a quantidade de calorias depende mais do tipo de alimento que você come do que do tamanho do recipiente (meu bentô cheio de alface vai ser bem diferente de um cheio de macarrão). Além disso, as pessoas tem necessidades calóricas diferentes entre si e ao longo da vida, e nem sempre sabem ou se importam em contar calorias. Mas serve como referência se você pretende comprar uma bentô box pela internet, por exemplo.

Outra sugestão é, em casa, pegar a porção que você costuma comer, e testar se cabe nos seus potes (vai bagunçar sua comida, mas paciência). Ao encontrar o ideal, meça a capacidade dele enchendo com água e colocando em um copo medidor, e use esse valor como referência para novos potes.

Se for comprar bentôs japoneses na internet, tenha em mente que o bentô é montado bem apertadinho, por questões práticas (quanto menor o pote, melhor pra carregar por aí) e estéticas (com tudo encaixadinho, a comida não vai sair do lugar, misturar e estragar a arrumação). Por isso, os potes japoneses “médios”, para adultos, podem parecer pequenos para o seu apetite. É questão de aprender a montar o bentô como eles, ou comprar potes maiores.

Sobre materiais

O plástico, por ser prático, barato, leve e resistente, é o material mais comum hoje em dia para bentôs, marmitas e armazenamento de alimentos. Provavelmente você deve ter alguns desses na sua cozinha que podem ser usados para seus bentôs.

Porém, pesquisas recentes revelaram que alguns tipos de plásticos podem contaminar os alimentos com substâncias perigosas para a saúde, como o Bisphenol-A (BPA) e os ftalatos. A primeira interfere nos níveis hormonais de mamíferos, e seu emprego na fabricação de plásticos já é proibido em vários países da Europa, no Canadá e nos EUA. No Brasil, foi proibido no final de 2011, mas as empresas tem até o final de 2012 para retirar os produtos de circulação – portanto, fiquem espertos! Os ftalatos são produtos químicos acrescentados ao plástico para torná-lo mais maleável, e são considerados cancerígenos.

A dica é procurar no pote ou na embalagem a indicação de qual tipo de plástico ele é composto. Normalmente, está indicado por símbolos como estes:

Os plásticos marcados com 2, 4 e 5 são considerados os mais seguros. Os do tipo 1 e 6 não contém BPA, mas destinam-se a embalagens e utensílios descartáveis, não recomendados para reutilização. Plásticos do tipo 3 e 7 podem liberar BPA e ftalatos, e não são adequados para acondicionar alimentos.

Na verdade, há controvérsia em relação à segurança de todos os tipos de plástico, principalmente os PET (1 e 2). Na dúvida, vale o bom-senso: não use descartáveis de forma contínua (nem garrafas de água mineral!), e certifique-se de que seu pote pode ser usado no microondas, no freezer e na lava-louças antes de usar. Há muitos casos em que o pote pode, mas as tampas não.

Opções viáveis ao plástico são o vidro e o aço inoxidável. O vidro tem a desvantagem de ser pesado e quebrar; inox de qualidade pode ser difícil de achar em tamanhos e formatos adequados. Além disso, mesmo os potes de outros materiais podem ter partes plásticas, como nas tampas e no selamento.

No Japão, há bentô boxes tradicionais feitas de madeira e cerâmica. As de boa qualidade são caras e exigem certos cuidados de conservação, mas costumam ser lindas e, se bem cuidadas, duram por gerações.

Evitando vazamentos

É bom ter boa noção do quão resistente a vazamentos é o seu pote. Encha de água, tampe, sacuda, vire de cabeça para baixo e observe. Se você vai carregar seu pote com cuidado para não estragar a arrumação do seu bentô, não precisa se preocupar tanto (nas boxes tradicionais, normalmente a tampa é apenas encaixada). Se você vai só enfiar o pote na mochila para atravessar a cidade de ônibus, talvez seja o caso de investir em um ponte com tampa hermética. Sopas, ensopados e alimentos com molho ou caldo exigem uma tampa mais segura; alimentos mais secos (arroz, onigiri, sanduíches) vão bem em potes simples.

Múltiplos potes

A ideia do bentô é ser um refeição prática, organizada de forma a ocupar o menor espaço possível. Portanto, não faz muito sentido carregar cinco potes diferentes todos os dias para o trabalho.

Mas você não precisa levar esse princípio a ferro e fogo, e embalar comida, salada, frutas e sobremesa num único pote (apesar de ser bastante comum em bentôs). É bom ter potes pequenos, dependendo do tipo de alimento que você for levar, para separar uma salada, uma fruta ou um lanche para comer no meio da tarde.

Uso bastante potes desse tamanho, para levar frutas picadas ou saladas.

Todo mundo deve ter potes desse tipo em casa

Ainda, em época de frio, tenho um pote ótimo para levar sopa [fico devendo a foto]; os complementos (torradas, legumes ou até um sanduíche) e sobremesas vão separados.

Tenho ainda uns minipotes (mini mesmo!) muito úteis para levar pedaços de chocolate, biscoitos, docinhos, saquinhos de chá… [fico devendo a foto desses também].

5 thoughts on “Escolha sua bentô box

  1. Essa dica do tudo apertadinho foi A dica pra mim… meu bentô tá muito mais organizado agora! E mesmo sendo pequenino, cabe bastante coisa! \o/

  2. Oi Bea, faz tempo que não posto. Eu uso bentô de vidro para a refeição que será aquecida e um de plástico para salada. Dá certinho.

  3. Hey povo! *oo* Sempre fui fascinada por Bentōs acho um almoço muuiito kawaii /o/
    Acho que vou tentar preparar um hoje mesmo! Agora com essa dica dos potinhos, você facilitou minha vida `3´

    Arigatô *u*

  4. Parabéns pelo site, superdicas pra quem quer aproveitar essa opção saudável, que é o bentô. Vlw principalmente pelas dicas de cardápio e receitas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>